EnglishPortugueseSpanish

Curiosidades do Óleo de Andiroba

A Andiroba (Carapaguianensis Aubl) é uma planta nativa da Amazônia, conhecida especialmente na região amazônica como madeira nobre sucessora da madeira de Mogno. A madeira e o óleo extraídos das sementes são matérias-primas para diversos produtos. O óleo extraído das sementes, por exemplo, é empregado na produção industrial de cosméticos: creme, shampoos, sabonetes e pomadas, sendo também utilizado na medicina popular da região Norte do Brasil.Uma única árvore pode produzir até 200 quilos de amêndoas em um ano, gerando cerca de sete litros de óleo. É uma espécie de árvore frondosa com folhas alongadas, seus floreais são de cor branca e de tamanho pequeno, seu tronco mede cerca de 1,20mt de diâmetro, sua madeira é usada em construções, principalmente na

construção naval.

Andiroba é a semente da andirobeira, que é coletada quando os frutos caem no chão, são recolhidas, fervidas e deixadas em um local até as cascas apodrecerem, depois são espremidas no Tipiti. Possui um óleo conhecido na região como azeite de andiroba, de consistência de banha, de cor dourada, cheiro forte e acre que possui inúmeras propriedades fitoterápicas. A coleta não afeta o ecossistema e nem causa avaria à árvore.

Os indígenas também usam o óleo em uma mistura com corante de urucum e passam no corpo para repelir insetos e proteger-se do sol. Algumas indústrias de vela também usam o produto na fabricação, pois acredita-se que o cheiro da vela queimada também repele os insetos. O efeito repelente da Andiroba se dá devido aos compostos (tetranortriterpenoides, limonóides e miliacinas) produzidos como mecanismo de defesa contra insetos da própria planta.

O nome andiroba em tupi-guarani significa gosto amargo.

Os índios Mundurukus usavam o óleo de Andiroba para mumificar as cabeças dos inimigos. Os WayÂpi e os Palikur entre outras tribos, utilizavam o óleo extraído desta árvore para extrair carrapatos e piolho.

Referência:

http://quintaisimortais.blogspot.com/2016/09/curiosidades-sobre-andiroba.html

https://portalamazonia.com/amazonia-az/letra-a/andiroba

http://ahistoriaeassim.blogspot.com/2012/11/historia-andiroba-arvore-que-cura.html

Por Pharmakos D'Amazônia
EnglishPortugueseSpanish