EnglishPortugueseSpanish

Castanha do Brasil e suas propriedades

A castanha do Brasil é encontrada naturalmente na Amazônia, principalmente no planalto do baixo Amazonas, alto Tocantins e alto Moju, e em terras altas ao norte do rio Jari, norte do Pará. Ocorre nos estados do Amazonas e Acre, até o alto Beni e Bolívia.

Trata-se de uma das espécies mais importantes da Amazônia, a mais exportada e uma das mais exploradas pelas comunidades extrativistas, principalmente nos Estados do Pará e Acre. Os frutos e madeira têm grande aproveitamento, sendo a castanha do Brasil muito utilizada no reflorestamento.

A castanha é uma rica fonte de selênio, Ca, P e Fe, além de vitamina A 10 UI, vitamina B1, vitamina B2, niacina, vitamina C, tocoferol, sitosterol, em pequenas quantidades encontram-se o campesterol, sitosterol, estigmasterol, e amirina entre outros. Também é uma excelente fonte de carboidrato, proteínas e aminoácidos sulfurosos como a cisteína, metionina, e é rico também em glutamina, ácido glutâmico e arginina.

A castanha pode ser consumida em doces, sobremesas e in natura. O óleo extraído das mesmas assemelha-se ao de oliva, sendo, portanto muito saudável. Ele também é utilizado na fabricação de sabonetes, xampus e outros cosméticos, entre outros usos.

Por Pharmakos D'Amazônia
EnglishPortugueseSpanish