>>Blog

Essência da Amazônia


O exótico Cupuaçu

21/05/2015


O Cupuaçu (Theobroma Grandiflorum) é o fruto de uma árvore originária da Amazônia brasileira parente próxima do cacaueiro. A fruta do Cupuaçu foi uma fonte primária de alimento na floresta Amazônica tanto para as populações indígenas, quanto para os animais.

Essa fruta tornou-se conhecida por sua polpa cremosa de sabor exótico. As sementes de cupuaçu possuem um alto teor de gordura. Na Indústria cosmética, o cupuaçu é usado para conferir hidratação, graças à sua alta capacidade de absorção de água – duas vezes maior que a da lanolina –, o que possibilita a recuperação da umidade natural da pele e dos cabelos. A manteiga de cupuaçu age sobre o tecido cutâneo, formando um filme protetor que impede a evaporação da água na pele.



MAIS NOTÍCIAS


A cosmética do Urucum

O Urucum (Bixa orellana) é uma planta tropical de porte arbustivo...

O poderoso óleo de Andiroba

Carapa guianensis Aubl é uma árvore tropical de mais de 40m de altura, nativa da Amazônia brasileira. Cada árvore produz mais de 30l de óleo.

Cosmética do óleo de Rosa Mosqueta

Na América do Sul, nas terras altas dos Andes, cresce espontaneamente um arbusto conhecido como Rosa Mosqueta (rosa aff. Rubiginosa).

Arnica: planta histórica e eficiente

A arnica (Arnica montana) é originária das regiões montanhosas do norte da Europa. O nome arnica significa pele de cordeiro, aludindo ao tato de suas folhas, suaves e peludas.