>>Blog

Essência da Amazônia


Nosso famoso açaí

21/05/2015


Açaí (Euterpe precatoria) é uma palmeira que ocorre em várias regiões da Amazônia. O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de uma trançado de folha amarrado aos pés - a peconha.

Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água), para que a polpa se solte, e misturada com água, se transforme em um suco grosso também conhecido como vinho do açaí.

A consistência pastosa da bebida é devido aos elevados teores de amido e pectina encontrados na parte comestível do fruto. O açaí é rico em gorduras monoinsturadas, que são benéficas e também em minerais e vitaminas.



MAIS NOTÍCIAS


A cosmética do Urucum

O Urucum (Bixa orellana) é uma planta tropical de porte arbustivo...

O poderoso óleo de Andiroba

Carapa guianensis Aubl é uma árvore tropical de mais de 40m de altura, nativa da Amazônia brasileira. Cada árvore produz mais de 30l de óleo.

Cosmética do óleo de Rosa Mosqueta

Na América do Sul, nas terras altas dos Andes, cresce espontaneamente um arbusto conhecido como Rosa Mosqueta (rosa aff. Rubiginosa).

Arnica: planta histórica e eficiente

A arnica (Arnica montana) é originária das regiões montanhosas do norte da Europa. O nome arnica significa pele de cordeiro, aludindo ao tato de suas folhas, suaves e peludas.