>>Blog

Essência da Amazônia


Crajirú - Folhas terapêuticas poderosas

21/05/2015


A Arrabidaea chica (H&B) Verlot. é uma planta trepadeira, encontrada na região amazônica. Na medicina popular recebe designações variadas como crajirú (AM), pariri (PA), carajuru, punca-panga e chica em outras localidades.

As folhas fornecem um corante vermelho escuro. Desde os tempos memoriais era usado pelos indígenas para se pintarem, assim como para tingirem seus enfeites, utensílios e vestuário, bem como tatuagens. Os bichos de seda alimentados com suas folhas produzem seda vermelha.

Estudos fitoquímicos das folhas dessa espécie revelaram a presença de saponinas, quininas, flavonas, taninos. É usado na cosmética por sua propriedade adstringente.



MAIS NOTÍCIAS


A cosmética do Urucum

O Urucum (Bixa orellana) é uma planta tropical de porte arbustivo...

O poderoso óleo de Andiroba

Carapa guianensis Aubl é uma árvore tropical de mais de 40m de altura, nativa da Amazônia brasileira. Cada árvore produz mais de 30l de óleo.

Cosmética do óleo de Rosa Mosqueta

Na América do Sul, nas terras altas dos Andes, cresce espontaneamente um arbusto conhecido como Rosa Mosqueta (rosa aff. Rubiginosa).

Arnica: planta histórica e eficiente

A arnica (Arnica montana) é originária das regiões montanhosas do norte da Europa. O nome arnica significa pele de cordeiro, aludindo ao tato de suas folhas, suaves e peludas.