>>Blog

Essência da Amazônia


Castanha do Brasil e suas propriedades

21/05/2015


A castanha do Brasil é encontrada naturalmente na Amazônia, principalmente no planalto do baixo Amazonas, alto Tocantins e alto Moju, e em terras altas ao norte do rio Jari, norte do Pará. Ocorre nos estados do Amazonas e Acre, até o alto Beni e Bolívia.

Trata-se de uma das espécies mais importantes da Amazônia, a mais exportada e uma das mais exploradas pelas comunidades extrativistas, principalmente nos Estados do Pará e Acre. Os frutos e madeira têm grande aproveitamento, sendo a castanha do Brasil muito utilizada no reflorestamento.

A castanha é uma rica fonte de selênio, Ca, P e Fe, além de vitamina A 10 UI, vitamina B1, vitamina B2, niacina, vitamina C, tocoferol, sitosterol, em pequenas quantidades encontram-se o campesterol, sitosterol, estigmasterol, e amirina entre outros. Também é uma excelente fonte de carboidrato, proteínas e aminoácidos sulfurosos como a cisteína, metionina, e é rico também em glutamina, ácido glutâmico e arginina.
A castanha pode ser consumida em doces, sobremesas e in natura. O óleo extraído das mesmas assemelha-se ao de oliva, sendo, portanto muito saudável. Ele também é utilizado na fabricação de sabonetes, xampus e outros cosméticos, entre outros usos.



MAIS NOTÍCIAS


A cosmética do Urucum

O Urucum (Bixa orellana) é uma planta tropical de porte arbustivo...

O poderoso óleo de Andiroba

Carapa guianensis Aubl é uma árvore tropical de mais de 40m de altura, nativa da Amazônia brasileira. Cada árvore produz mais de 30l de óleo.

Cosmética do óleo de Rosa Mosqueta

Na América do Sul, nas terras altas dos Andes, cresce espontaneamente um arbusto conhecido como Rosa Mosqueta (rosa aff. Rubiginosa).

Arnica: planta histórica e eficiente

A arnica (Arnica montana) é originária das regiões montanhosas do norte da Europa. O nome arnica significa pele de cordeiro, aludindo ao tato de suas folhas, suaves e peludas.